Esta seleção, reunida com a consultoria de Walkir Fernandes, sintetiza a exuberante produção curitibana de animação e reúne desde os precursores trabalhos dos Irmãos Wagner até recentes curtas-metragens premiados.
Ambientado na Irlanda, em 1985, a história de Pequenas Coisas Como Estas gira em torno de Bill Furlong, um respeitável comerciante de carvão e madeira, filho de mãe solteira, que leva uma vida simples com a família. Durante o período de Natal, ele faz uma descoberta perturbadora sobre o convento local e as jovens mulheres que ali vivem. A revelação obriga Bill a enfrentar as consequências morais e sociais de suas ações em uma comunidade profundamente marcada pela influência da Igreja Católica e seus silêncios.
Para fugir da perseguição de agiotas, Mickey Barnes aceita encarar uma missão inédita fora da Terra e, atuando como funcionário “descartável”, suas memórias são restauradas em um novo ser após a morte.
Depois de se mudar com o namorado para Provincetown, cidade americana considerada uma meca LGBTQIAP+, o brasileiro Lourenço vê todo o cenário idealizado desmoronar. Abandonado pelo parceiro, trabalhando ilegalmente como faxineiro, e com o visto prestes a expirar, o imigrante passa a lidar com diversas incertezas sobre seu lugar no mundo. Com a chegada do envolvente Maurice, Lourenço recomeça uma busca interna por pertencimento.
Vito Genovese e Frank Costello, uma dupla de ítalo-americanos que comandam duas famílias criminosas distintas em meados do século XX. Genovese tentou assassinar Costello em 1957, embora Costello tenha se aposentado da máfia.
Inspirado em uma incrível história real, “Vitória”, interpretada pela indicada por Oscar Fernanda Montenegro, conta a emocionante trajetória de uma aposentada que desmontou uma perigosa quadrilha de traficantes e policiais a partir de filmagens feitas da janela de seu apartamento no Rio de Janeiro. Com a ajuda de um amigo jornalista, ela enfrenta os riscos e perigos de uma situação inimaginável. Um filme sobre a coragem, a força e a resiliência de uma mulher.