Da matinê à meia-noite, Cine Passeio faz aniversário com virada cultural de filmes em Curitiba

event 19/03/2024

Tudo que você ama no Cine Passeio em um único dia. Assim será a festa para celebrar os cinco anos do cinema de rua da Prefeitura de Curitiba. Das 10h30 de sábado (23/3) até a madrugada de domingo (24/3), a festa ocupará todas as salas: Ritz, Luz e On Demand, terraço, subsolo, cafeteria e outros espaços do complexo cultural dedicado à sétima arte. O aniversário do Cine Passeio é dia 27 de março, mas a festa foi antecipada para sábado para que o público possa aproveitar melhor a extensa programação.


A virada cinematográfica de sábado para domingo terá entrada gratuita, apenas a Sessão da Meia Noite é paga. Programação e ingressos estão no Guia Curitiba.


“Curitiba, paraíso na Terra, tem há cinco anos o nosso Cine Passeio e por isso escolhemos celebrar seu quinto aniversário com o magistral Cinema Paradiso, de Giusepe Tornatore, e música de Ennio e Andrea Morricone, dentro da grandiosa programação”, destaca o prefeito Rafael Greca.


Programação


O Cine Passeio exibirá uma maratona de clássicos e grandes produções cinematográficas como Cinema Paradiso, Blade Runner, Silêncio dos Inocentes, Touro Indomável, Pequena Miss Sunshine, Casablanca.


No total serão exibidos 11 filmes, além de masterclass, pré-estreias, cine-concerto e o lançamento da programação Curta às Onze, novidade que passará a integrar a programação do Cine Passeio.


Matinês


A festa começa com as sessões de Matinê, às 10h30, com a animação dublada Toy Story, na sala Ritz, e Cinema Paradiso, às 11h, na sala Luz, ambos com classificação livre. Este último é um filme de Giuseppe Tarnatore, espécie de homenagem ao cinema. Lançado em 1988, foi consagrado como melhor filme estrangeiro nas premiações do Oscar e Globo de Ouro da época.


À tarde as sessões continuam com exibição dos longas História sem Fim, Pequena Miss Sunshine, Gravidade, Touro Indomável, Casablanca.


Orquestra de Corda


A noite começa com música na cafeteria do Cine Passeio. A Orquestra à Base de Corda, sob a regência do maestro João Egashira, vai tocar ao vivo trechos de trilhas sonoras de filmes como Tempos Modernos (de 1936), Amarcord, La Dolce Vita, Cinema Paradiso. Enquanto os músicos executam as peças, trechos dos filmes serão exibidos no telão do espaço.


Coringa no terraço e Silêncio dos Inocentes na Ritz


Da cafeteria para o terraço, a programação segue com o filme Coringa, campeão de bilheteria do primeiro ano do Cine Passeio. O palhaço psicopata encarnado magistralmente por Joaquin Phoenix levou em 2019 cinco mil pessoas ao cinema da Prefeitura e será exibido ao ar livre, às 19h30.


Enquanto isso, na sala Ritz, será exibido o clássico thriller psicológico O Silêncio dos Inocentes. O filme de 1991, como muito suspense e terror, transformou Antony Hopkins no famoso vilão Hannibal Lecter.


Curta às Onze


O aniversário de cinco anos chega com novidade para o público, o Curta às Onze, programação que todo mês exibirá curtas-metragens antes da Sessão da Meia Noite. A estreia chega com dois curtas nacionais: Quarto Vazio e Bença.


“A proposta de exibir curtas-metragens surgiu a partir do sucesso de Estranha forma de vida, do diretor espanhol Pedro Almodóvar, que exibimos aqui no fim do ano passado e fez bastante sucesso com o público. Então, a partir dessa experiência, resolvemos abrir espaço para os curtas”, conta Juliana Pedroso, gestora do Cine Passeio.


Após os curtas começa a última programação do dia. A Sessão da Meia Noite chega com a pré-estreia da comédia O homem dos sonhos.


Masterclass


O Som antes do Som é uma masterclass gratuita sobre a importância de se pensar no som dentro durante a construção do roteiro do filme, e será realizada pelo profissional de áudio cinematográfico Alessandro Laroca. Paranaense, ele foi editor de som de grandes filmes nacionais como Cidade de Deus e Tropa de Elite.


A masterclass com Laroca será das 14h às 19h, na Sala Valêncio Xavier. As inscrições estarão abertas no Guia Curitiba.


Serviço: aniversário do Cine Passeio


Sábado (23/3), às 10h30, até a madrugada de domingo (24/3)
* A única entrada paga é a sessão da Meia Noite


PROGRAMAÇÃO


10h30-11h30 e 13h30-14h30
Café concerto – Grupo Cine Som


10h30 - Toy Story
Sala Ritz – Sessão Matinê
Classificação: livre


11h30 - Cinema Paradiso
Sala Luz - Sessão Matinê
Classificação: livre


13h20 - História Sem Fim
Sala Ritz
Classificação: livre


15h - A Felicidade Não se Compra
Sala On Demand
Classificação: livre


15h30 - Gravidade
Sala Ritz
Classificação: 12 anos


16h50 - Touro Indomável
Sala Luz
Classificação: 16 anos


17h30 - Bate-papo sobre Física e Exploração Espacial
Sala de cursos
Classificação: livre


17h30 - Casablanca
Sala Ritz
Classificação: 12 anos


18h - Blade Runner, O Caçador de Androides
Sala On Demand
Classificação: 14 anos


19h - Café concerto: Trilhas Inesquecíveis do Cinema Mundial
Coffeeterie Cine Passeio
Orquestra à Base de Corda de Curitiba sob a regência do maestro João Egashira
Classificação: livre


19h30 - Mostra Curitiba: Entrelinhas
Sala Luz
Classificação: livre


19h30 - Coringa
Sessão ao ar livre- Terraço
Classificação: 16 anos
Em caso de chuva a sessão será cancelada


23h - Quarto Vazio e Bença
Curta às Onze - Sala Luz
Classificação: livre


23h59 - O Homem dos sonhos
Sessão da Meia Noite - Salas Luz e Ritz
Classificação: 14 anos
Ingressos pagos





× Erro! Você já fez a sua inscrição! Precisa de ajuda? Clique aqui.
× Erro! Vagas esgotadas! Precisa de ajuda? Clique aqui.
× Erro! Ocorreu uma leve instabilidade em nosso servidor. Tente novamente! Precisa de ajuda? Clique aqui.
× Sucesso! Cadastro realizado com sucesso. Em até 15 minutos, você receberá a senha individual no e-mail cadastrado. Verifique a caixa de SPAM.
× Sucesso! Cadastro realizado com sucesso. Apresente um documento de identificação com foto e RG quando chegar ao local do evento para ter seu acesso liberado.
× Erro! A senha digitada é inválida. Precisa de ajuda? Clique aqui.