Campanha contra abuso e exploração sexual infantil será exibida antes de sessões de cinema no Paraná

event 16/05/2023

Durante todo o mês de maio, o Cine Passeio irá exibir o vídeo "Autodefesa e segurança on-line", da campanha Defenda-se, antes de todas as sessões de cinema, assim como a Biblioteca Pública que irá exibir durante a sessão do projeto Cine Pipoca do mês. A animação faz parte de uma série criada pelo Centro Marista de Defesa da Infância com o objetivo de promover a autodefesa de crianças contra a violência sexual.


O vídeo traz mensagens sobre o acesso precoce à tecnologia, cuidado com o compartilhamento de imagens e informações pessoais, respeito à faixa etária indicada para redes sociais e a importância do brincar fora das telas. Há também uma mensagem para pais e responsáveis sobre a necessidade de acompanhar e monitorar o acesso. 


A campanha Defenda-se traz 14 vídeos educativos animados, apropriados para meninas e meninos entre 4 e 12 anos de idade, que apresentam situações em que as crianças agem em sua defesa, especialmente pelo reconhecimento de estratégias que dificultam a ação dos agressores. Há, também, materiais formativos para adultos sobre enfrentamento à violência sexual, revelação espontânea e segurança online. 


Todos os conteúdos podem ser acessados gratuitamente no site da campanha: defenda-se.com


Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


Durante o mês de maio, todas as sessões de cinema do Paraná devem trazer, antes dos filmes, um informe publicitário sobre violência sexual contra crianças e adolescentes, conforme disposto na Lei Estadual nº 18.798/16. As ações fazem parte do movimento do dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em que são realizadas diversas iniciativas sobre o tema, como a campanha Faça Bonito e Maio Laranja. 


Sobre o Centro Marista de Defesa da Infância   


O Centro Marista de Defesa da Infância, do Grupo Marista, atua desde 2010 na proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, por meio do fortalecimento da sociedade civil, da qualificação de políticas públicas e do controle social. Desenvolvemos campanhas e assessoramento sobre o enfrentamento à violência sexual e outros temas referentes aos direitos humanos, como a participação infanto-juvenil e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Atuamos também no monitoramento de dados e do orçamento público do estado do Paraná e promovemos ações de incidência política em articulação com governos, redes, fóruns, comissões e conselhos de Direito. Saiba mais em centrodedefesa.org.br   

× Erro! Você já fez a sua inscrição! Precisa de ajuda? Clique aqui.
× Erro! Vagas esgotadas! Precisa de ajuda? Clique aqui.
× Erro! Ocorreu uma leve instabilidade em nosso servidor. Tente novamente! Precisa de ajuda? Clique aqui.
× Sucesso! Cadastro realizado com sucesso. Em até 15 minutos, você receberá a senha individual no e-mail cadastrado. Verifique a caixa de SPAM.
× Sucesso! Cadastro realizado com sucesso. Apresente um documento de identificação com foto e RG quando chegar ao local do evento para ter seu acesso liberado.
× Erro! A senha digitada é inválida. Precisa de ajuda? Clique aqui.