A palestra aborda as diversas formas de interação entre som e imagem, desde as primeiras experiências no século XVIII onde artistas construíram instrumentos chamados 'color organs', passando pela pintura e cinema abstrato do início do século XX, experiências dos anos 60, VJs e performances audiovisuais contemporâneas. Serão mostrados exemplos em imagens e vídeos de trabalhos realizados e analisadas as relações criadas pelos artistas em cada trabalho. Também serão abordados alguns instrumentos que foram construídos para performar imagens de forma similar à música. De forma esquemática serão listadas características usadas neste tipo de arte e que podem inclusive servir para pessoas que trabalham em outras áreas das artes visuais como música, cinema, vídeo e design.
Henrique Roscoe é artista audiovisual, músico e curador. Graduado em Comunicaçãoo Social (UFMG) e Engenharia Eletrônica (PUC/MG), possui Especialização em Design e Cultura (FUMEC) e Mestrado em Poéticas Tecnológicas, pela Escola de Belas Artes da UFMG.
Trabalha na área audiovisual desde 2004, explorando caminhos da arte generativa e visual music; investigando as relações entre som, imagem e narrativas abstratas simbólicas. Procura no diálogo com a máquina expandir as possibilidades criativas e explorar os limites entre o determinado e o aleatório. Através do uso de programações e da construção de instrumentos originais, cria comportamentos específicos para cada elemento em cena, sempre buscando relações conceituais estabelecidas a partir do uso dos princípios fundamentais de som e imagem.
Com o projeto audiovisual conceitual e generativo HOL se apresentou nos principais festivais de imagens ao vivo no Brasil como Sónar, FILE, ON_OFF, Live Cinema, Multiplicidade, FAD e também no exterior, na Inglaterra (NIME, ICLI, Encounters), Alemanha (Rencontres Internationales, Spektrum), França (Bains Numériques), Polônia (WRO Biennale), Escócia (Sonica), EUA (Gameplay), Grécia (AVAF), Itália (LPM e roBOt), México (Transitiomx) entre outros.
Trabalha com curadoria em arte digital, tendo participado de eventos como FAD - Festival de Arte Digital, Visualismo, Festa das Luzes e Festival Marte. Desenvolve instalaÁıes interativas, programando em max/msp e vvvv e cria instrumentos e interfaces interativas usando sensores e objetos do cotidiano. Produz video-cenários para bandas como Earth Wind and Fire, Skank, Roberto Carlos e eventos no Brasil, Alemanha e Estados Unidos. Como VJ participou dos festivais Skol Beats, Creamfields, Nokia Trends, Motomix, Eletronika, entre outros.