person

VAGAS:
Limitadas

av_timer

DATA/HORÁRIO:
20 e 27 de agosto e 03 de setembro , 15h às 17h

near_me

LOCAL:
Sala Virtual de Cursos

today

PÚBLICO ALVO:
Livre

attach_money

VALOR:
Gratuito

CURSO ONLINE - Clive Barker: 70 anos, por Marcelo Miranda

Clive Barker, 70 anos
O autor britânico nascido em Liverpoool completa sete décadas de vida em outubro de 2022. Sua obra tem sido intensamente revisitada e relembrada, inclusive no Brasil, onde vem ganhando edições caprichadas. Além disso, o próprio escritor prepara diversos novos lançamentos, entre livros e projetos para cinema e TV. Este minicurso on-line ministrado no Cine Passeio pelo crítico e pesquisador Marcelo Miranda pretende discutir a importância de Barker na ficção de horror e apresentar um balanço crítico de sua obra nas diversas vertentes que ela se apresenta desde os anos 1980.


Aula 1 - 20/08
Clive Barker, 70 anos: A literatura
Em 1984, chegava às livrarias britânicas “Livros de Sangue: Vol 1”, provocando um tremor sem precedentes na ficção de horror em língua inglesa. Assinado por um então desconhecido Clive Barker, o livro reunia contos aterrorizantes que tinham o corpo, a pele, a carne e o sangue como seus principais (e tenebrosos) atrativos. Nesta primeira aula, vamos conversar sobre a vida e a formação de Barker, seus livros (não só os “de sangue”) e sua importância na concepção da “dark fantasy” moderna (influenciando autores como Neil Gaiman).


Aula 2 - 27/08
Clive Barker, 70 anos: O cinema
Depois de dois roteiros escritos para cinema cujos resultados fílmicos o deixaram insatisfeito, Barker decidiu assumir ele mesmo a adaptação de sua novela “The Hellbound Heart”. Disso surgiu “Hellraiser – Renascido do Inferno” (1987), que se tornou um clássico do gênero e uma franquia até hoje em andamento. Barker dirigiu apenas outros dois filmes posteriormente, mas sua presença no cinema permaneceu constante em adaptações, projetos produzidos por ele e influências várias. Nesta segunda aula, faremos um passeio pelo imaginário cinematográfico em torno da obra de Clive Barker, tendo ou não ele atrás das câmeras.


Aula 3 - 03/09
Clive Barker, 70 anos: As muitas artes
Conhecido especialmente pela literatura e pelo cinema, Barker é um multiartista talentoso em diversas áreas, em especial teatro, artes plásticas e quadrinhos. Nesta terceira e última aula, vamos trafegar pela mente inventiva do autor nestas várias manifestações, desde suas pinturas delirantes até as franquias de quadrinhos desenvolvidas a partir do sucesso de “Hellraiser”.


Marcelo Miranda é jornalista e crítico cultural. Tem diversos trabalhos na área de ficção de horror para cinema e literatura. Produz e apresenta os podcasts “Saco de Ossos” e “Hora do Espanto”. Ministrou o curso “Cinema de Horror: O medo através dos tempos” e foi coordenador e curador da mostra “Medo e Delírio no Cinema Brasileiro”, realizada em Belo Horizonte. Ministrou diversas palestras e debates sobre o tema e tem artigos publicados em vários livros, entre eles “Tim Burton, Tim Burton, Tim Burton” (ed. Estronho), “O Melhor do Terror dos Anos 80” e “O Melhor do Terror dos Anos 90” (ed. Skript). Assistente editorial e autor de ensaios no livro “Contos Reunidos do Mestre do Horror Cósmico” (ed Ex Machina), maior coletânea de histórias de H.P. Lovecraft em língua portuguesa.

Certificados serão emitidos somente para quem atingir frequência igual ou superior a 75%, ou seja, duas aulas ou mais.

× Erro! Você já fez a sua inscrição! Precisa de ajuda? Clique aqui.
× Erro! Vagas esgotadas! Precisa de ajuda? Clique aqui.
× Erro! Ocorreu uma leve instabilidade em nosso servidor. Tente novamente! Precisa de ajuda? Clique aqui.
× Sucesso! Cadastro realizado com sucesso. Em até 15 minutos, você receberá a senha individual no e-mail cadastrado. Verifique a caixa de SPAM.
× Sucesso! Cadastro realizado com sucesso. Apresente um documento de identificação com foto e RG quando chegar ao local do evento para ter seu acesso liberado.
× Erro! A senha digitada é inválida. Precisa de ajuda? Clique aqui.