person

VAGAS:
Limitadas

av_timer

DATA/HORÁRIO:
19 e 26/11 e 03, 10 e 17/12, 15h às 17h

near_me

LOCAL:
Sala Virtual de Cursos

today

PÚBLICO ALVO:
Livre

attach_money

VALOR:
GRATUITO

CURSO ON-LINE - INTRODUÇÃO AO FILME NOIR, por Fernando Brito

Herdeiro do expressionismo alemão, do romance policial hard-boiled e do filme de gângster, o filme noir hollywoodiano teve seu ciclo histórico entre o início dos anos 1940 e o final dos 1950, permeando diversos gêneros, do melodrama ao policial. Este curso, estruturado em quatro aulas expositivas e uma aula final em que conversaremos com maior profundidade acerca de cinco obras emblemáticas escolhidas pelos alunos, pretende ir além do debate “gênero ou estilo” que norteia muitos dos estudos sobre o filme noir, a
fim de pensar sua complexidade histórica, social, cultural e cinematográfica. Discutiremos as principais vertentes e realizadores do cinema noir e, sobretudo, buscaremos demonstrar que o filme noir não deve ser circunscrito apenas a termos estéticos, mas sim compreendido como uma visão cínica e moralmente ambígua de um mundo corrompido pelo dinheiro, revelando assim o lado sombrio do sonho americano no imediato pós-guerra.

× Erro! Você já fez a sua inscrição! Precisa de ajuda? Clique aqui.
× Erro! Vagas esgotadas! Precisa de ajuda? Clique aqui.
× Erro! Ocorreu uma leve instabilidade em nosso servidor. Tente novamente! Precisa de ajuda? Clique aqui.
× Sucesso! Cadastro realizado com sucesso. Em até 15 minutos, você receberá a senha individual no e-mail cadastrado. Verifique a caixa de SPAM.
× Sucesso! Cadastro realizado com sucesso. Apresente um documento de identificação com foto e RG quando chegar ao local do evento para ter seu acesso liberado.
× Erro! A senha digitada é inválida. Precisa de ajuda? Clique aqui.