person

VAGAS:
Limitadas

av_timer

DATA/HORÁRIO:
19 de junho, 15h às 17h

near_me

LOCAL:
Sala Virtual de Cursos

today

PÚBLICO ALVO:
Livre

attach_money

VALOR:
GRATUITO

MASTERCLASS ONLINE - DAVID BOWIE: SOM e IMAGEM, por Abonico Smith

Inaugurada em 1981, a Music Television passou a ditar novas regras no mercado fonográfico mundial. Com a afirmação do videoclipe como a principal peça publicitária para a divulgação de lançamento de discos, astros – como Madonna, Michael Jackson e Prince – se firmaram na memória dos espectadores a cada novo audiovisual produzido. Menos David Bowie. Este aproveitou o novo direcionamento musical dos anos 80 para voltar a ser, mais do que nunca, ele mesmo. A masterclass “David Bowie: Som & Imagem” – cujo nome vem de uma canção dele que acabou batizando posteriormente um box set de discos e uma turnê mundial – irá abordar toda a fusão destes dois sentidos despertada pelo cantor, compositor e britânico desde o início de sua trajetória profissional até a sua morte, em 2016.


Abonico Smith possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (1992); pós-graduação em Comunicação e Linguagem pela Universidade Tuiuti do Paraná (2003) e em Comunicação, Cultura e Arte pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013); e mestrado em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná, na linha de pesquisa Processos Mediáticos e Práticas Comunicacionais. Atualmente é doutorando do mesmo programa da UTP e membro dos grupos de pesquisas JOR XXI e Comunicação, Imagem e Contemporaneidade, mantidos pelo PPG Com da mesma instituição. Desenvolve pesquisas com ênfase nas áreas de linguagens, comunicação, produção textual e e áreas culturais como cinema e música. É diretor de redação e editor do website Mondo Bacana (mondobacana.wordpress.com), edita a seção de arte e cultura do portal RIC Mais e é um dos apresentadores do livecast/podcast semanal Jaccu (Jornalistas Autônomos Culturais de Curitiba). Foi editor-chefe de jornalismo cultural - TV Paraná Educativa. Já trabalhou para os jornais Gazeta do Povo e O Estado do Paraná e foi colaborador de jornais e revistas editados no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba (Editora Abril, Editora Azul, Editora Símbolo, Editora Globo, Bloch Editores, Conrad Editora, O Estado de S. Paulo, Topview/RIC). Tem experiência profissional e ininterrupta de mais de 30 anos na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Cultural. Utiliza na área acadêmica seu nome de batismo, Antonio Carlos Persegani Florenzano.

× Erro! Você já fez a sua inscrição! Precisa de ajuda? Clique aqui.
× Erro! Vagas esgotadas! Precisa de ajuda? Clique aqui.
× Erro! Ocorreu uma leve instabilidade em nosso servidor. Tente novamente! Precisa de ajuda? Clique aqui.
× Sucesso! Cadastro realizado com sucesso. Em até 15 minutos, você receberá a senha individual no e-mail cadastrado. Verifique a caixa de SPAM.
× Sucesso! Cadastro realizado com sucesso. Apresente um documento de identificação com foto e RG quando chegar ao local do evento para ter seu acesso liberado.
× Erro! A senha digitada é inválida. Precisa de ajuda? Clique aqui.