Oficina - Gramática Visual e Desenho de Espetáculo com VJ Spetto / Roteirização para VJ Sets

Nesta oficina VJ Spetto ensina o conceito de Gramática Visual aos participantes. A técnica desenvolvida por Spetto permite a qualquer pessoa decupar um assunto e organizá-lo conceitual e graficamente de forma a criar um Discurso Visual. 


VJ pioneiro no Brasil, especialista em VideoMapping, VJing, Video Performance e Instalações Interativas.


Atua desde 1997 como VJ, tem passagens no Brasil e no exterior dentro dos principais festivais de Arte Eletrônica. É considerado o mais influente e importante VJ do cenário nacional.


Nos últimos anos especializou-se em Cerimônias de Abertura dos diversos Jogos Olímpicos: foi responsável pela coordenação técnica e criação de conteúdo do Videomapping da Cerimônia de Abertura das Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro, em 2017 participou no Jogos Indoors da Ásia (AIMAG), em Ashgabat, Turkmenistão onde atuou como coordenador técnico e data manager, em 2018 dirigiu o VideoMapping da Cerimônia de Abertura e da Cerimônia de Encerramento dos Jogos Sulamericanos (ODESUR) em Cochabamba, Bolívia. Em outubro 2018 fará a direção de VideoMapping dos Jogos Olímpicos Juvenis em Buenos Aires, Argentina.


Como curador criou e organizou festivais: VJ Torna Brasil, VJ University, Performa Paço, Johnny Walker Red Mix, Dialectos Digitales (Bolivia). Foi consultor artístico da Passport de 2008 a 2011. Consultor na instalação da Galeria Visual na fachada do edifício SESI/FIESP e também da mostra SP Urban.


Premiado como melhor VJ do mundo (VJ Torna Internacional 2008 Budapest), Melhor VJ Brasil (RMC 2013 Brasil), Melhor Filme para Fulldome (Fulldome Festival / Alemanha 2011), Terceiro Colocado Fulldome Festival Viena 2011.


Junto com Pedro Zaz e Roger S. desenvolveram o software Blendy Dome VJ, utilizado para mapeamento e controle de projeção em Domos e superfícies esféricas. O software está presente em mais de 40 países, sendo que renomados institutos e planetários o utilizam, entre eles o MoMA SP1 em Nova York. 


Tem trabalhos publicados em grandes editoras no Brasil e no exterior: Criatividade (Saraiva / Brasil 2009), Stage Design (Art Power / Hong Kong 2013).


Realiza trabalhos com música clássica: Ópera "O Crepúsculo dos Deuses", Teatro Municipal de São Paulo com direção de André Heller. Ópera "A Valquíria", Teatro Municipal do Rio de Janeiro com direção de André Heller. "Dobra Schummaniana", Sesc Pompéia, com direção de Branca de Oliveira e participação dos músicos Amilcar e Heloisa Zani.


Criador e fundador do grupo de artistas internacionais United VJs, consagrados como um dos mais influentes produtores de VideoMapping no mundo, com obras em Londres (UK), York (UK), Geneve (CH), Madrid (ES), Budapest (HU), Turku (FI), Berlin (DE), Barcelona (ES), Washington DC (USA), Zushi (JP), Roma (IT), Santiago (CL), Lima (PE), Bogotá (CO), Buenos Aires (AR), La Paz (BO), Porto (PT), Lisboa (PT) além de praticamente todas as capitais brasileiras e diversas cidades do interior do Brasil.


Foi responsável pelo cenário de programas de TV e show televisivos, com destaque para Especial Roberto Carlos (2006 a 2010), Programa Fátima Bernardes (2012) e The Gift (Lisboa/PT 2011).

× Erro! Você já fez a sua inscrição! Precisa de ajuda? Clique aqui.
× Erro! Vagas esgotadas! Precisa de ajuda? Clique aqui.
× Erro! Ocorreu uma leve instabilidade em nosso servidor. Tente novamente! Precisa de ajuda? Clique aqui.
× Sucesso! Cadastro realizado com sucesso. Em até 15 minutos, você receberá a senha individual no e-mail cadastrado. Verifique a caixa de SPAM.
× Sucesso! Cadastro realizado com sucesso. Apresente um documento de identificação com foto e RG quando chegar ao local do evento para ter seu acesso liberado.
× Erro! A senha digitada é inválida. Precisa de ajuda? Clique aqui.