Masterclass - ​Obras Audiovisuais Coletivas: O Feminismo como Método Descentralizado de Criação Artística

A Masterclass tem como objetivo mostrar processos descentralizados de criação como resultado de uma visão crítica e feminista do universo VJ, tradicionalmente ocupado por homens. O Coletivo Multimanas oferece suporte técnico, acolhimento, rede de contatos e trabalhos para reivindicar e expandir o lugar da mulher na tecnologia audiovisual. Para cada obra criada, as funções e a liderança são operadas conforme a disponibilidade e interesse das artistas. Serão mostrados exemplos de criações coletivas para videomapping e para artistas da música.


O Coletivo Multimanas é um grupo de mulheres VJs que revela a pluralidade do olhar e da voz de ser mulher traduzida em narrativas visuais. Formado por residentes de diversos estados do Brasil, foi consolidado durante a quarentena ao acolher vivências e conhecimentos em busca do protagonismo no universo VJ. Inspiradas pela deusa da Lua na mitologia dos povos originários, a Jaci, avatar criada coletivamente, retrata as múltiplas formas de ser mulher. Uma deusa do audiovisual que emite sua força, através da manipulação de imagens.


Já apresentou uma obra coletiva no SSA-Mapping em 2021 e no Festival das Luzes de Joinville em 2022.

× Erro! Você já fez a sua inscrição! Precisa de ajuda? Clique aqui.
× Erro! Vagas esgotadas! Precisa de ajuda? Clique aqui.
× Erro! Ocorreu uma leve instabilidade em nosso servidor. Tente novamente! Precisa de ajuda? Clique aqui.
× Sucesso! Cadastro realizado com sucesso. Em até 15 minutos, você receberá a senha individual no e-mail cadastrado. Verifique a caixa de SPAM.
× Sucesso! Cadastro realizado com sucesso. Apresente um documento de identificação com foto e RG quando chegar ao local do evento para ter seu acesso liberado.
× Erro! A senha digitada é inválida. Precisa de ajuda? Clique aqui.